FAME - Faculdade de Medicina de Barbacena

Ligas Acadêmicas

As Ligas Acadêmicas são associações de alunos, como sociedade civil, tendo como objetivo o aprofundamento dos estudos em determinados temas, visando as demandas da população. Cada liga, com regulamentação própria, objetiva promover ações tais como: Jornadas Acadêmicas, cursos, seminários, e outras, não só no âmbito institucional, como também em escolas, creches, associações, e em setores de atendimento a saúde. As Ligas devem adequar-se a uma concepção ampla, contemplar o tripé: ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo, de maneira equilibrada, atividades nestas três áreas. São consideradas extensão da FAME, formadas por estudantes com interesse em diversos conhecimentos específicos, coordenadas por um professor orientador na área.

A FAME conta atualmente com 17 Ligas Acadêmicas, de caráter autônomo, com enfoque no conhecimento da área da saúde. São as seguintes, Liga Acadêmica de: Nefrologia, Pneumologia, Traumatologia, Cardiologia, Clínica Cirúrgica, Bioética, Clínica Médica, Pediatria, Geriatria e Gerontologia, Psiquiatria, Neurologia, Medicina Legal, Oncologia, Ginecologia e Obstetrícia, Anatomia Patológica, Endocrinologia e Aparelho Digestivo.

De um modo geral, as Ligas Acadêmicas realizam ações voltadas para a extensão, promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento do aluno.

Liga Acadêmica de Nefrologia
Ações propostas: participar do Programa de Educação Continuada da Pró-Renal; acompanhar os pacientes nos ambulatórios de Nefrologia; realizar visitas nas enfermarias e Centro de Tratamento Intensivo - CTI da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, sob acompanhamento de médicos e residentes; realizar reuniões semanais, com a participação dos alunos, e aulas teóricas; realizar discussões de casos clínicos com os alunos; promover ações sociais; acompanhar sessões de diálise e participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Pneumologia Ações propostas: acompanhar os atendimentos de Pneumologia no Ambulatório Universitário “Agostinho Paolucci”, nas segundas, quartas e quintas-feiras; participar de plantões semanais na emergência do Hospital Ibiapaba; realizar reuniões semanais para apresentação de trabalho pelos alunos, sob a condução do professor orientador, e discutir casos clínicos; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Traumatologia Ações propostas: realizar reuniões quinzenais com o professor orientador, para estudo de casos clínicos com os alunos; promover ações sociais; realizar plantões no SAMU, sob acompanhamento e supervisão do professor orientador; promover campanhas temáticas e exibir vídeos de orientação à comunidade; proferir cursos sobre emergências e traumas, para os próprios estudantes da FAME, dos quais se destaca como primeira proposta o curso de Suporte Básico de Vida e de Reanimação Cardiopulmonar; publicar trabalhos científicos; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Cardiologia Ações propostas: promover ação social, em parceria com a Sociedade Mineira de Cardiologia, sobre prevenção de riscos para doenças Cardiovasculares; realizar ‘Mutirão de Cardiologia’ e acompanhar atendimentos específicos no Ambulatório Universitário “Agostinho Paolucci”; realizar reuniões, fazer revisão de casos clínicos e estudos de temas específicos com os alunos; oportunizar estágio extracurricular no Hospital Ibiapaba, sob supervisão do professor orientador; ministrar aulas teórico-práticas para os ligantes e reuniões quinzenais; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica Ações propostas: participar de plantões em cirurgia, no Hospital Ibiapaba, sob supervisão do professor orientador; realizar reuniões mensais; ministrar aulas teórico-práticas aos ligantes; realizar ações sociais; promover estudos de casos clínicos; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Bioética Ações propostas: ministrar “aula inaugural” aos alunos; realizar reuniões para análise e discussões de casos polêmicos; promover debates e estudos sobre o Código de Ética Médica e de casos clínicos; oportunizar a integração dos ligantes com a comunidade local; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Clínica Médica Ações propostas: oportunizar ao ligante o acompanhamento a professores da FAME em aulas práticas no Ambulatório Universitário “Agostinho Paolucci” e em hospitais da cidade; promover quinzenalmente reunião científica; promover a revisão de temas de Clínica Médica e a apresentação de resumos de congressos em que houve a participação de alguns dos ligantes; orientar aos alunos sobre trabalhos para congressos médicos; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Pediatria Ações propostas: realizar reuniões periódicas para planejamento e discussões com os alunos; ministrar periodicamente aulas teórico-práticas e promover acompanhamento dos ligantes a médicos em suas especialidades; realizar ações sociais na comunidade local; oportunizar plantões e estágio extracurricular, na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, sob acompanhamento do professor orientador; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica Liga de Geriatria e Gerontologia Ações propostas: promover atividades de orientação sobre saúde (‘Saúde na Praça’); prestar assistência aos idosos em instituição de longa permanência (‘Asilo Alcides Ferreira’); realizar acompanhamento aos idosos; realizar reuniões científicas com os ligantes; promover discussões de casos clínicos; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Psiquiatria Ações propostas: oportunizar estágio extracurricular no Hospital Psiquiátrico Jorge Vaz (Manicômio Judiciário), sob acompanhamento do professor orientador; ministrar aula teórica aos ligantes; realizar, futuramente, acompanhamento nas Residências Terapêuticas e Centros Sociais; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Neurologia Ações propostas: oportunizar atendimento ambulatorial aos ligantes, sob acompanhamento do professor orientador; realizar estudos de casos clínicos; ministrar conteúdo de neurologia aos ligantes; promover ações sociais (Dia da Cefaléia, Prevenção de AVC - Acidente Vascular Cerebral); participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Medicina Legal Ações propostas: oportunizar a interação dos ligantes com o Posto Médico Legal da Polícia Civil; possibilitar acompanhamento dos ligantes, dos registros e exames periciais no indivíduo vivo (Exame de Corpo de Delito) e no indivíduo morto (Autópsia); promover palestras temáticas a convidados da comunidade; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica Oncologia Ações propostas: oportunizar acompanhamento dos ligantes no setor de Oncologia do Hospital Ibiapaba; possibilitar ao aluno um atendimento orientado e a realização de cuidados paliativos, sob supervisão do professor orientador; realizar reuniões periódicas para a participação dos alunos; atuar nas ações do Projeto de Extensão ‘De Braços Abertos’ (prevenção ao câncer de mama); participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica Ginecologia e Obstetrícia Ações propostas: realizar palestras de orientação em comunidades e instituições da cidade; realizar campanha de prevenção ao ‘Câncer de Mama – Outubro Rosa’; promover acompanhamento específico das práticas hospitalares na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena; realizar reuniões científicas para a participação dos ligantes; atuar nas ações do Projeto de Extensão ‘De Braços Abertos’ (prevenção ao câncer de mama); participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Anatomia Patológica Ações propostas: realizar atividades teóricas sobre anatomia patológica; discutir casos clínicos com os ligantes; ministrar aula com tema escolhido pelos alunos; promover a discussão de casos clínicos utilizando microscopia com captura de imagem (proposta em estudos para concretização futura); participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Endocrinologia Ações propostas: realizar acompanhamento, sob supervisão do professor orientador, às atividades práticas no Ambulatório Universitário “Agostinho Paolucci”; possibilitar acompanhamento aos cuidados com o ‘Pé diabético’, sob a supervisão de Enfermeiro especialista; acompanhar o ambulatório de Nutrição, sob as orientações de nutricionista; disponibilizar e divulgar à comunidade, através das redes sociais, orientações quanto à obesidade, nutrição e diabetes; participar de eventos científicos e campanhas sociais desenvolvidas junto à comunidade local; publicar trabalhos científicos, dos quais se almeja a publicação futura de um livro; participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica do Aparelho Digestivo Ações propostas: realizar discussões de casos clínicos e reuniões científicas para a participação dos ligantes; oportunizar aulas, por professores convidados; realizar trabalho de campo e campanhas temáticas (Detecção de Hepatite C); participar da organização do Congresso das Ligas Acadêmicas.


Portal do Aluno

Portal dos Funcionarios

Portal dos Egressos

Biblioteca

Últimas Notícias

Edital para entrega, avaliação e premiação dos trabalhos "CONGRESSO INTEGRADO DAS LIGAS ACADÊMICAS"


Edital Aqui! Edital para entrega, avaliação e
Inscrição e Edital do Vestibular 1º Semestre de 2019


Inscrição Aqui!
Acadêmicos do Projeto de Extensão 'Psicologia Médica e Ética' ministraram Palestra sobre 'Drogas'


No dia 29/08/2018, na Escola Municipal Tony Marcos de Andrade, numa parceria com o Projeto 'Transformação'. O momento contou com atividades de
"FAME Informa"


Na tarde de 28/08/2018, Juliana Leal Maia da Rocha, acadêmica da Faculdade de Medicina, compareceu a Rádio 93 FM, para a gravação de mais uma edição do
Fomentando a Interação entre o Discente e a Comunidade Externa


Na última quinta-feira, 23/08/18, a Coordenadora da Extensão, Professora Elcha Britto, se reuniu com os acadêmicos para um brainstorming sobre a
Pesquisa Socioambiental da Saúde Ocupacional dos Coletores de Lixo de Barbacena-MG - Faculdade de Medicina de Barbacena


“QUALIDADE DE VIDA DOS COLETORES DE LIXO DE BARBACENA” O Curso de Medicina da FAME, desde os períodos iniciais,
Profissionais da Vale Manganês e Parceiros prestigiam Projeto de Extensão da FAME "Transformação"


Na manhã do dia 28 de agosto de 2018, os profissionais da Vale Manganês compareceram na Escola Municipal “Tony Marcos de Andrade” para a
Resultado do Projeto de Extensão "Acadêmicos da Alegria"


Resultado Aqui!
Resultado do Programa de Bolsas Nacionais do Santander Universidades


Resultado Aqui!