FAME - Faculdade de Medicina de Barbacena

A história da Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME teve início no final da década de 60, num período em que a atividade médica nesta cidade atingiu desenvolvimento e maturidade, criando um clima propício à implantação de uma Escola Médica. A personalidade de relevância para esta concretização foi, então, o Deputado Bonifácio José Tamm de Andrada que idealizou e contribuiu expressiva e decisivamente para dar vida ao sonho almejado, após ter criado vários cursos superiores em Barbacena.  

Em seus primórdios, a Faculdade de Medicina de Barbacena funcionou nas instalações na área do Colégio "Diaulas Abreu", conhecido hoje como Instituto Federal de Educação e Tecnologia – IFET. Em seu primeiro vestibular, 403 candidatos concorreram a 64 vagas. É interessante destacar que a Faculdade iniciou suas atividades com alunos cursando o primeiro e segundo anos do ciclo básico, devido à transferência de alunos oriundos do Maranhão. Em 1979, a atual sede foi inaugurada, localizada no centro da cidade, tendo aproximadamente 3.880m² de área construída.

Na mesma época, a Faculdade construiu o Pavilhão-Escola, anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, remodelou e ampliou o Centro Cirúrgico do Hospital Colônia, atual FHEMIG e instalou, em prédio cedido pela Secretaria de Estado de Educação, o Pronto Socorro Municipal, dotando-o de equipamentos indispensáveis ao atendimento das urgências clínicas e cirúrgicas. No final da década de 80, o Hospital Escola “Dr. Agostinho Paolucci” foi inaugurado no Bairro Vilela, com amplas instalações onde os acadêmicos juntamente com professores e preceptores assistiam um grande número de pacientes.

Ao longo de seus 45 anos, a FAME se destaca por formar médicos generalistas, qualificados para prestar assistência integral à comunidade, firmando-se como uma Instituição de Ensino médico comprometida com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: biológica, psicológica e social, e com a formação profissional e cidadã de seus alunos. A FAME se sobressai também pela qualidade do ensino ofertado e de suas instalações como: Biblioteca, Laboratórios, Departamentos de Apoio ao Estudante, Núcleo de Pesquisa e Extensão, amplas salas de aula e avançados recursos tecnológicos, além das diversas atividades acadêmicocientífico-pedagógicas que desenvolve, oportunizando a seu corpo discente, além da busca pelo conhecimento científico, atividades de cunho social, integrando a Instituição de Ensino na sociedade local. A prestação de serviços educacionais da FAME se estende: a grande parte da população através das Unidades Básicas de Saúde, SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Hospitais, Internatos em Saúde Coletiva e Hospitalar com atividades práticas orientadas pelos preceptores da Instituição e tantos outros Projetos de Extensão.

A história da FAME ainda será muito enaltecida, pois, nesta renomada Faculdade existe uma base segura, consolidada para muitos anos de trabalhos educacionais que certamente contribuirão para o crescimento e desenvolvimento da sociedade brasileira.




Portal do Aluno

Portal dos Funcionarios

Portal dos Egressos

Biblioteca

Últimas Notícias

Acolhimento aos Calouros – 1º semestre de 2018


Programação Aqui!
Inscrições Abertas para o PID 2018


Inscrições Abertas para o Programa de Iniciação a Docência! Faça Sua Inscrição Aqui!
Edital de Transferência 1º Semestre de 2018


Acesse o Edital Aqui!
Disciplinas Optativas 1 º Semestre de 2018


Editais, Período de Inscrições e Demais Informações
Programa de Iniciação Científica


Seleção de Bolsistas 1º Semestre de
Atenção Alunos da FAME/FUNJOBE


Lembramos que o período de matrícula para o 1º semestre/2018, será de 02/01/2018 a 09/01/2018, conforme Edital de 26/10/2017. O Requerimento de
Edital de Seleção de Bolsistas PIC 1º Semestre de 2018


Editais e Demais Informações Aqui!
Aluno da FAME participa da 2ª Olimpíada de Anatomia da Elsevier


Ítalo Guilherme Giarola de Freitas Mariano, aluno do 6º período de curso da FAME (2017/2) participou da 2ª Olímpiada de Anatomia Elsevier e ficou
Projeto "Transformação" Propicia Revelação de Talentos


A Oficina de Artesanatos, “Mães à Obra”, tem apresentado ótimos resultados, frutos de grande dedicação, criatividade e habilidades