FAME - Faculdade de Medicina de Barbacena

Programa de Educação Permanente

Uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado de Minas com a Faculdade de Medicina de Barbacena

A Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME, mantida pela Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada – FUNJOBE, realiza um Programa de Educação Permanente - PEP, que teve início em Maio de 2006, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, para médicos do Programa de Estrategia de Saúde da Família, da microrregião de Barbacena, que comporta os seguintes Municípios: Barbacena, Antônio Carlos, Ibertioga, Santa Rita, Ressaquinha, Senhora dos Remédios, Alto Rio Doce, Capela Nova, Cipotânea, Carandaí, Santa Bárbara do Tugúrio, Desterro do Melo, Alfredo Vasconcelos, Caranaíba, Rio Espera e Lamin.

 

O objetivo de tal Programa é propiciar o treinamento contínuo aos médicos do Programa de Estrategia de Saúde da Família dos Municípios supracitados, tendo como pressupostos básicos para essa educação permanente, as Diretrizes do Ministério da Saúde.

 

A metodologia de trabalho se configura como encontros quinzenais orientados por professores da FAME, com a utilização de aportes teóricos e discussões, que se realizam de 08h às 11h30min, além de treinamento prático em ambulatórios da rede pública de saúde, executado nos horários de 13h às 16h. A metodologia se pauta na abordagem das dificuldades profissionais no que se refere à saúde da mulher, do idoso e da criança, através das seguintes situações:

 

  • Incidentes críticos;
  • Experiências pessoais;
  • Revisão de protocolos;
  • Casos clínicos;
  • Discussão de casos;
  • Evidências clínicas; e
  • Análises críticas.

 

O público-alvo dessa Educação Permanente é composto por trinta e dois (32) médicos de PSFs, divididos em quatro Grupos de Apoio Profissional – GAPs, de modo que cada GAP conta com um Professor – Coordenador, que orienta o grupos para a elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Profissional – PDP, individual. Plano este que se pautará nas dificuldades individuais do profissional no exercício de suas funções na medicina.

 

O PEP é formado por: um Coordenador Geral (Pof. Marco Aurélio, quatro Coordenadores de GAPs e dez Professores Consultores. É uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Saúde, em convênio com as Universidades do estado.




Portal do Aluno

Portal dos Funcionarios

Portal dos Egressos

Biblioteca

Últimas Notícias

RESULTADO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC - 2019


Professores Orientadores: Dr. Mauro Eduardo Jurno e Dra. Liliana Chevtchouk “Uso de melatonina versus amitriptilina na profilaxia de
Informações do vestibular 2º semestre 2019


Informações Aqui!
Inscrições para II Mostra de Extensão foram prorrogadas


As Inscrições para II Mostra de Extensão foram prorrogadas até o dia 22/05/2019
Programa de Iniciação Científica – PIC 2019


Todas as Inscrições feitas para o Programa de Iniciação Científica – PIC 2019 (Prof. Mauro Jurno) foram homologadas. Prova: 23/05/2019 às 10h – Entrevista após a
Inscrições Para Estágio nos Serviços de Sutura e Toxicologia.


  Edital de Sutura
Regulamentação para o Congresso Médico da Região Centro-Sul da Faculdade de Medicina de Barbacena


Regulamento Aqui!
Inscrições para o Programa de Iniciação Científica – PIC 2019


Inscrições de 06 a 10 de Maio de 2019, de 8h às 12h, com Valéria no NUPE Projeto
Inscrição para II Mostra dos Projetos de Extensão da FAME
INFECÇÃO HOSPITALAR E A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS


Por Queila Cristina da S. M. P. de Souza - Professora da Faculdade de Medicina de Barbacena . A